segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Raio-X construtoras: preto no branco

Meio que pra dar um basta no disse-me-disse que envolve o setor, tá aí os números, tirados do Fundamentus (busca avançada, filtrar por setor Construção e ordenar por Patr. Líquido)



Em vermelho:

- na coluna P/L as que estão "menos atrativas" que a Selic hoje (10,5%), ou seja, que tem o P/L maior que 9,5 (inverso de 10,5%)

- No P/VPA (Preço sobre Patr. Líquido): à primeira vista deveria ser não maior do que 1, mas uma empresa que custasse o mesmo que seu patrimônio seria um "peso morto", uma empresa que não tem capacidade de aumentá-lo, e qualquer empresa saudável tem. Por isso vou considerar P/VPA acima de 1,5 como ruim. Quanto mais saudável a empresa é natural esse cara ser maior mesmo.

- No ROE (retorno sobre o Patr. Líquido), as que estão rendendo menos que a Selic. Teoricamente uma empresa que não consegue remunerar o seu $ a uma taxa Selic + prêmio de risco não tem razão de existir.

- Liquidez Corrente: Ativo Circulante/Passivo Circulante, ou seja, o que tem a receber dividido pelo que tem a pagar no curto prazo (360 dias), se for menor do que 1, melhor prender a respiração...

E tem mais 1 trilhão de informações relevantes que dá pra tirar desses números, o que eu peguei de cara com meus parcos conhecimentos de análise fundamentalista foi só isso mesmo por enquanto.

Comentários são muito bem vindos, como sempre.

Atenção:
- dados do 3T2011, pois o 4T ainda não saiu (pelo menos as que eu vi)
- tem outras misturadas além de construtoras residenciais/comerciais, tipo Material de Construção, Construção Pesada, etc.

Abs

Nenhum comentário: